segunda-feira, 29 de abril de 2013

Saturno, Lua, Equador Celeste e Avião

Olá pessoal!

Com a oposição do planeta Saturno em 27/04/2013, não resisti para fazer uma imagem do gigante dos anéis. Infelizmente o seeing não colaborou, mais uma vez...
Para obter essas imagens utilizei uma câmera planetária DMK 21 (Imaging Source), o software PIPP para fazer o CROP, centralizar o planeta em todos os quadros do filme e realizar uma seleção dos melhores quadros utilizando um método automático.Depois utilizei o Avistack2 para realizar o stack dos frames e posterior ajustes nos wavelets.O Photoshop foi utilizado apenas para enquadramento das imagens e detalhar informações sobre cada captura.

 

Mosaico da  Lua


Aproveitei o frio da noite (10 °C) para testar o software FireCapture. Esse programa possui uma opção chamada "mosaic-helper" que facilita muito a obtenção dos quadros para formar um mosaico. Mas apesar dessa ajuda, no fim do trabalho faltou um pedaço da Lua. 
O mosaico é composto por 35 imagens únicas obtidas com a câmera DMK21 no foco primário do newtoniano 10" f/4.7. Utilizei o filtro IR Cut e Solar Continuum. O filtro solar continuum ajudou muito contra os efeitos do seeing ruim e deixou o brilho da lua mais uniforme. Para montar o mosiaco utilizei o software da Microsoft, Photo Gallery. Depois fiz um leve tratamento dos wavelets no Registax6 e por fim corrigi as cores no Photoshop.




Equador celeste


O equador celeste passa bem próximo da estrela Mintaka (Três Marias) na constelação de Orion. 
Fiz um teste utilizando a lente Vivitar 28mm f/2.8 @ f/4.0 adaptada na Canon EOS 500D para saber se era possível fotografar o equador celeste e aparecer a curvatura das estrelas afastadas do equador. Pelo resultado acho que será necessário investir em uma lente 18mm.  A imagem a seguir foi obtida com a câmera fixa sobre um tripé. É o resultado de 60 imagens com 60 segundos cada uma. O efeito de trilhas foi obtido com o software Startrails. Além das estrelas, muitos aviões!




Jato passando pela Lua


Um avião passou na frente da Lua enquanto registrava os quadros para montagem do mosaico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário